Um Nobel para quem iluminou o cérebro
Os benefícios da ciência servem para todos, mas acho que nada se compara ao prazer de encasquetar com uma pergunta, inventar uma maneira de sair revirando pedras e olhando atrás do que parecia óbvio, e encontrar respostas que mudam nossa maneira de ver o mundo. Karl Deisseroth , mais novo agraciado com o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina , fez tudo isso ?e já contou a estória. Leia mais (10/08/2026 - 18h00)

Bióloga e neurocientista da Universidade Vanderbilt (EUA)
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.

Os benefícios da ciência servem para todos, mas acho que nada se compara ao prazer de encasquetar com uma pergunta, inventar uma maneira de sair revirando pedras e olhando atrás do que parecia óbvio, e encontrar respostas que mudam nossa maneira de ver o mundo. Karl Deisseroth , mais novo agraciado com o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina , fez tudo isso –e já contou a estória.
Em seu livro "Conexões: Uma História das Emoções Humanas" (2022), Deisseroth conta como a psiquiatria acendeu sua vontade de entender os circuitos do cérebro por trás dos nossos sentimentos e comportamentos. Ele é um dos raros médicos-pesquisadores nos EUA, formação dupla que exige um total de dez anos de estudos universitários.
No Brasil, forma-se médico em seis anos de graduação. Nos EUA, são quatro anos de graduação mais quatro de escola de medicina para se formar médico e poder seguir carreira clínica. Quem quiser ser médico-pesquisador precisa de ao menos outros dois anos de pós-graduação para obter um doutorado. A vantagem é que, para estimular tanta dedicação, o curso costuma ser totalmente subsidiado –um baita incentivo, pois a pós-graduação em medicina custa uma fortuna nos EUA.

Deisseroth se formou na Universidade Stanford e ficou por lá, combinando atendimento psiquiátrico com pesquisa sobre como a atividade se espalha ao longo dos neurônios em um circuito. Na época em que se formou, em 2000, as ferramentas disponíveis para estudar os circuitos no cérebro eram eficazes, mas grosseiras. Com um microeletródio, na prática uma agulha fina inserida na estrutura desejada do cérebro, era possível passar corrente elétrica e forçar a atividade de neurônios no local –mas às escuras, sem escolher ou saber quais neurônios eram ativados. Na prática, todo neurônio ou até fibra na vizinhança é acionado.
O problema é que mesmo os neurônios dentro de uma estrutura têm propriedades diferentes, fazem conexões diferentes e, portanto, têm funções diferentes no cérebro. "Ligar" uma estrutura inteira no cérebro com eletricidade pode surtir efeito, mas não informa sobre qual parte ou circuito daquela estrutura fez o efeito acontecer.
Um Deisseroth decepcionado com essas falhas e ativamente buscando uma alternativa para controlar quais neurônios eram ativados no cérebro leu, em 2003, que dois cientistas alemães, Georg Nagel e Peter Hegemann, tinham descoberto em uma alga uma proteína fotossensível que funcionava como um canal . Sob luz azul, e somente sob luz azul, a proteína se abria, deixando passar íons e, portanto, corrente elétrica –como em neurônios.

Bastou um email de Deisseroth para Nagel, pedindo o DNA que permitiria fazer neurônios produzirem essa proteína da alga. Nagel concordou, e fez-se história: dois anos depois, eles publicaram o primeiro estudo mostrando que a proteína da alga tornava neurônios sensíveis à luz azul. O passo seguinte foi usar manipulação genética para restringir a proteína fotossensível a neurônios específicos, o que permitiu usar luz, injetada no cérebro por uma fibra óptica, para ativar somente os neurônios desejados. Logo outra proteína foi adicionada que, sensível à luz vermelha, permitia, ao contrário, inativar os neurônios selecionados.
Pronto: agora é possível dissecar circuitos cerebrais usando genética e luz –donde o nome dado por Deisseroth à sua nova ferramenta, a optogenética. Vinte anos depois, ela já é prática convencional em neurociência. Nobel merecidíssimo.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas ( conheça aqui ). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Na página Colunas da Folha você encontra opinião e crônicas de colunistas como Mônica Bergamo , Elio Gaspari , Djamila Ribeiro , Tati Bernardi , Dora Kramer , Ruy Castro , Muniz Sodré , Txai Suruí , José Simão , Thiago Amparo , Antonio Prata e muito mais.
Publicado originalmente por Folha de S.Paulo. Leia a matéria completa em https://redir.folha.com.br/redir/online/emcimadahora/rss091/*https://www1.folha.uol.com.br/colunas/suzanaherculanohouzel/2026/10/um-nobel-para-quem-iluminou-o-cerebro.shtml.

Karl Deisseroth, um dos ganhadores do Nobel de Medicina deste ano, celebra o prêmio na Universidade Stanford, na Califórnia (EUA) - Manuel Orbegozo/Reuters · Manuel Orbegozo/Reuters — Foto: Folha de S.Paulo
Compartilhe
Espalhe essa notícia

