O desastre está nos planos de governo
Citar risco e desastre no plano de governo virou comum nesta eleição de 2026 . Dos 172 candidatos a governador com candidatura deferida no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que analisei, 128 (74,4%) tocam no assunto. Pelo critério da menção , a política brasileira já teria "feito as pazes" com a agenda climática . Basta, no entanto, ler o que está escrito para ver que a conta é outra. Leia mais (09/30/2026 - 22h00)

Expressa as ideias do autor e defende sua interpretação dos fatos
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.

Doutor em ciência política (UFPE), é pesquisador de pós-doutorado do Centro de Estudos da Metrópole da Universidade de São Paulo (CEM-USP)
Citar risco e desastre no plano de governo virou comum nesta eleição de 2026 . Dos 172 candidatos a governador com candidatura deferida no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que analisei, 128 (74,4%) tocam no assunto. Pelo critério da menção , a política brasileira já teria "feito as pazes" com a agenda climática . Basta, no entanto, ler o que está escrito para ver que a conta é outra.
Dos 172, só 60 candidatos (34,9%) trazem ação concreta em metade ou mais das passagens sobre o tema, e apenas 4 (2,3%) amarram essa ação a meta, prazo, indicador ou orçamento. Expressões genéricas como "resiliência climática" ocupam o lugar do compromisso. Uma promessa sem meta nem prazo pode ser cumprida ou descumprida sem que ninguém consiga dizer qual das duas coisas aconteceu. Como cobrar o que não tem meta?

Por sua vez, o dinheiro revela a distância entre o que se promete e o que se pode entregar. Onze candidatos citam valores em reais nas passagens analisadas e só três prometem gasto novo, Tarcísio (Republicanos) e Carlos Machado (PCB), em São Paulo , e Ben Mendes (Missão), em Minas Gerais. O restante aborda balanço de obra já entregue, crítica ao governo atual ou verba de outro assunto.
Os planos também olham mais para antes do desastre. Entre os 172 candidatos, 71,5% tratam de prevenção e preparação, 34,9% de resposta e 24,4% de recuperação; e cada um pode aparecer em mais de uma fase. Só 27 (15,7%) cobrem o ciclo inteiro. Parte disso pode refletir o papel do governador, que responde mais por obras estruturais e mapeamento de risco. Ainda assim, a recuperação, momento em que a população mais depende do Estado, é a fase que menos aparece.
Há ainda o problema de quem é mais atingido. Cada estado tem um tipo de desastre que domina seus registros, como seca , enchente ou queimada. No Piauí, 92% dos registros entre 2013 e 2025, feitos pelos municípios no sistema do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, são de seca, mas só 17% dos candidatos no estado a mencionam. Em 10 dos 27 estados, metade ou menos dos candidatos cita o tipo de desastre que mais atinge o próprio território.

Além disso, os estados com mais registros por município não têm planos mais concretos. É possível que a enchente, visível e recente, como no Rio Grande do Sul , onde os seis candidatos a citam, renda mais discurso do que a estiagem, que castiga por anos os vários Brasis sem a mesma atenção. Os dados não testam essa hipótese.
Vale lembrar os limites. O levantamento é descritivo e não passou por revisão de pares. A classificação foi feita por modelos de linguagem de código aberto.
Desastres têm dia, hora e endereço, e as promessas para enfrentá-los deveriam ter também. Os planos registrados no TSE são a linha de base para depois da posse. Cabe ao eleitorado, à imprensa e aos tribunais de contas perguntar, diante de cada promessa, qual é a meta, até quando e com que dinheiro. Às candidaturas cabe escrever compromissos que possam ser conferidos ao fim do mandato, pois um plano sem meta, prazo e orçamento nunca fracassa, mas também nunca se cumpre.

TENDÊNCIAS / DEBATES Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas ( conheça aqui ). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicado originalmente por Folha de S.Paulo. Leia a matéria completa em https://redir.folha.com.br/redir/online/emcimadahora/rss091/*https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2026/09/o-desastre-esta-nos-planos-de-governo.shtml.

Destruição no cemitério de Muçum, às margens do rio Taquari, após a enchente de 2024 no Rio Grande do Sul - Pedro Ladeira - 9.mai.24/Folhapress — Foto: Folha de S.Paulo
Compartilhe
Espalhe essa notícia

