Brasil

    Mortes: Defensora do pantanal, levou a ciência para dentro de casa

    Durante um dos maiores encontros mundiais dedicados a questões ambientais, Carolina Joana da Silva Nogueira perdeu o filho de vista. Pedro tinha 6 anos e a acompanhava na Eco-92 , a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro , em 1992. Leia mais (09/27/2026 - 16h00)

    Folha de S.Paulo
    27 de setembro de 2026 às 19:00
    Mortes: Defensora do pantanal, levou a ciência para dentro de casa
    Foto: Folha de S.Paulo

    Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.

    Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.

    Durante um dos maiores encontros mundiais dedicados a questões ambientais, Carolina Joana da Silva Nogueira perdeu o filho de vista. Pedro tinha 6 anos e a acompanhava na Eco-92 , a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro , em 1992.

    Obituários do mês de setembro de 2026
    Obituários do mês de setembro de 2026 — Foto: Folha de S.Paulo · Fonte: Folha de S.Paulo

    O menino havia se afastado durante a Cúpula dos Povos, evento paralelo que reunia movimentos sociais, organizações e defensores da natureza. Depois de cerca de duas horas, ele foi encontrado bem.

    Carolina incluía a família na sua rotina de defesa do meio ambiente. Ela levava os filhos a aulas de campo no pantanal e na serra das Araras. Em casa, recebia estudantes e preparava atividades acadêmicas. Essa convivência despertou no filho o amor pela natureza.

    "Escolhi fazer biologia por influência dela", afirma Pedro da Silva Nogueira, 40, hoje biólogo e consultor em restauração, projetos de carbono e instrumentos econômicos para a conservação.

    Imagem da matéria
    Foto: Folha de S.Paulo · Fonte: Folha de S.Paulo

    Carolina nasceu em Santo Antônio do Leverger (MT), cidade ligada ao pantanal. Cursou ciências naturais, fez mestrado no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e doutorado em São Carlos (SP).

    "Toda a trajetória de vida dela está ligada a essa raiz que ela tem no pantanal", afirma a professora Solange Ikeda Castrillon, 59, amiga e ex-orientanda.

    No início da carreira, Carolina pesquisou limnologia (ciência que estuda rios, lagos e outras águas continentais). Orientou trabalhos sobre comunidades tradicionais e a relação com o ciclo de cheias e vazantes do bioma.

    Mega da Virada: quais as chances de ganhar e outras 7 perguntas sobre sorteio com prêmio recorde
Fotografia colorida mostra mão apostando na mega sena
Prêmio da mega da virada não acumula

Importado Automaticamente de: https://www.bbc.c
    Mega da Virada: quais as chances de ganhar e outras 7 perguntas sobre sorteio com prêmio recorde Fotografia colorida mostra mão apostando na mega sena Prêmio da mega da virada não acumula Importado Automaticamente de: https://www.bbc.c — Foto: Folha de S.Paulo · Fonte: Folha de S.Paulo

    Para ela, o pantanal era um território de pessoas, histórias e conhecimentos transmitidos entre gerações. Orientava estudantes de comunidades tradicionais e ajudava a formar pesquisadores que chegaram ao doutorado.

    Carolina presidiu o conselho da Reserva da Biosfera do Pantanal (vinculada à Unesco ), foi pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso e publicou, como coautora, o livro "No Ritmo das Águas do Pantanal" (1995).

    Também atuou no debate sobre políticas públicas, defendendo que leis voltadas ao bioma considerassem suas características ambientais e sociais.

    Mesmo após a aposentadoria compulsória, neste ano, continuava ativa. Já internada e debilitada, segundo Solange, Carolina participou de banca online ligada a projeto ecológico de longa duração e pagou do bolso a passagem de estudante mexicana para garantir sua participação.

    Fã da novela "Pantanal" , reconhecia a importância de a produção colocar o bioma no centro das conversas.

    Carolina morreu em 16 de agosto, aos 75, em decorrência de câncer no fígado, com metástase no intestino. Deixa o marido, Pedro Paulo, os filhos, Yara e Pedro, e quatro netos.

    Após sua morte, colegas plantaram uma piúva, conhecida como ipê-roxo, no pantanal, e outra na Chapada dos Guimarães , em frente à cachoeira Véu de Noiva, para preservar sua memória.

    Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas ( conheça aqui ). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!

    Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

    Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

    Publicado originalmente por Folha de S.Paulo. Leia a matéria completa em https://redir.folha.com.br/redir/online/emcimadahora/rss091/*https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2026/09/mortes-defensora-do-pantanal-levou-a-ciencia-para-dentro-de-casa.shtml.

    Imagem 1
    1 / 3

    Obituários do mês de setembro de 2026 — Foto: Folha de S.Paulo

    Compartilhe

    Espalhe essa notícia

    Comentários(0)