Limitar os estrangeiros não melhora a formação no Brasil
Com menos jogadores de fora, nada garante que os clubes irão olhar para o processo formador

Jornalista e comentarista da TNT Sports. Viu Messi jogar mais de 100 vezes e há dez anos cobre o dia a dia da Liga dos Campeões
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.

No início da semana, os clubes da primeira e segunda divisão do futebol brasileiro manifestaram-se majoritariamente a favor da redução do número de jogadores estrangeiros no país.
O problema identificado pela CBF é o de que os gringos estão ocupando o espaço dos atletas nacionais, prejudicando assim o desenvolvimento de nossos jogadores. A medida, a meu ver, reconhece o problema, mas ataca o efeito colateral. Esperar que a redução de jogadores oriundos de outros países resolva o problema da nossa base é usar um remédio contra uma doença para combater outra.
O estudo apresentado pela CBF mostra que os jogadores brasileiros sub-23 disputavam 28% dos minutos em 2020 e esse número caiu para 11% em 2026, enquanto a participação estrangeira subiu de 7,8% para 25% no mesmo período. A confederação também mostrou que, entre 2016 e 2025, 50% da receita dos clubes com venda de jogadores vinha da negociação de atletas até 20 anos e que utilizar mais jovens irá gerar mais receita para os clubes.

A minha conclusão é que a CBF entende que um menor número de estrangeiros aumentará a utilização de jovens e que a venda desses jogadores fará os clubes melhorarem suas receitas e sua saúde financeira.
Estaríamos, desse modo, formando mais jogadores e ainda afastando o futebol brasileiro da falência.
Caso a redução das vagas internacionais gere essa cadeia de acontecimentos, "Bingo!". Acontece que o mais normal é que o mercado de brasileiros medianos seja inflacionado antes que os jovens tenham oportunidades de jogar.

O futebol brasileiro tem um problema grave que é a falta de tempo. Não damos tempo para os técnicos se desenvolverem, não temos paciência com jogadores em formação. Temos uma cultura de que quase todos os clubes possuem expectativas altas demais para o que podem oferecer realisticamente. E essa pressa por resultados imediatos não convida a trabalhar a categoria de base para colher frutos maduros no futuro.
Um exemplo disso é o perfil dos jogadores que saem das nossas categorias inferiores. Normalmente são jogadores fisicamente fortes, potentes e que rapidamente estarão integrados aos elencos principais. O garoto mais franzino, ainda que seja mais inteligente e talentoso, precisará de mais tempo até atingir seu melhor nível.
Na falta desse tempo, ele fica para trás no processo formativo. E, quando vamos ver, temos um futebol —e uma seleção— repleto de pontas das mais diversas características: Rayan , Endrick , Vinicius, Estêvão, Rodrygo, Raphinha etc. Mas não temos meio-campistas de dar ritmo ao jogo. É mais fácil ir buscar o típico enganche argentino baixinho e bom de bola do que formá-lo em casa.

E nada garante que limitar a entrada dos gringos vai melhorar o trabalho de formação.
A Série A do Brasileiro tem média de idade de 27 anos, com 25% de estrangeiros. A Série B tem média de 28 anos, com 7% de jogadores de fora. Ou seja, os times de segunda divisão, mesmo sem atrair os internacionais, não está apostando nos jovens. Na primeira divisão, dos sete elencos mais velhos, cinco são os que menos possuem estrangeiros.
Se chegamos à conclusão de que o futebol brasileiro precisa revelar mais jogadores e dar mais espaço aos jovens, a medida a ser adotada deveria ser obrigar os clubes a terem uma porcentagem do elenco formado por sub-23 ou atletas oriundos da base.

A minha sensação é que queremos chegar à resposta correta: precisamos melhorar o nível do futebol e dos jovens brasileiros. No entanto, ainda estamos fazendo as perguntas erradas.
Receba no seu email uma seleção de colunas da Folha
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas ( conheça aqui ). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Na página Colunas da Folha você encontra opinião e crônicas de colunistas como Mônica Bergamo , Elio Gaspari , Djamila Ribeiro , Tati Bernardi , Dora Kramer , Ruy Castro , Muniz Sodré , Txai Suruí , José Simão , Thiago Amparo , Antonio Prata e muito mais.
Publicado originalmente por UOL. Leia a matéria completa em https://www1.folha.uol.com.br/colunas/marcelo-bechler/2026/09/limitar-os-estrangeiros-nao-melhora-a-formacao-no-brasil.shtml.

Assu, time do Rio Grande do Norte que estreou na Copinha contra o Palmeiras — Foto: UOL
Compartilhe
Espalhe essa notícia

